O estilo protetor que você pode usar no cabelo natural ou com extensões.
Existem muitas novas e inovadoras variações de estilos protetores no mundo do cabelo natural, incluindo as tranças. Cada uma serve como exemplo da engenhosidade da cultura negra, ampliando ainda mais os limites da criatividade e oferecendo a quem tem talento mais uma habilidade para aprender. Um dos estilos protetores mais populares recentemente são as knotless braids, ou tranças sem nó, também conhecidas como tranças box braids sem nó. Um estilo elegante e versátil que está praticamente substituindo as tranças box tradicionais. Mas não é apenas a aparência estética que torna o estilo tão procurado. É também o fato de que elas são mais gentis com o cabelo e o couro cabeludo.
Então, se suas redes sociais estão inundadas de inspirações de tranças sem nó e você está considerando fazer desse o seu próximo estilo, confira tudo o que você precisa saber antes de mergulhar nas tranças sem nó.
Qual é a diferença entre tranças sem nó e tranças box?
É importante notar que as tranças sem nó são simplesmente uma variação das tranças box. É por isso que o visual é semelhante. No entanto, como o nome indica, um estilo de tranças sem nó é, bem, sem nó. O estilo não tem aquele nó pronunciado criado na raiz, resultado do cabelo kanekalon sendo colocado no couro cabeludo para adicionar o comprimento e o volume necessários ao cabelo natural. Em vez disso, aquela peça maior de kanekalon é dividida em pedaços menores e trançada no cabelo mais abaixo do eixo, e não na raiz, o que proporciona um visual mais elegante.
Esse visual mais elegante é o que torna as tranças sem nó mais versáteis do que outros estilos. Como as tranças são menos volumosas, elas ficam mais achatadas ao criar outros estilos, como rabos de cavalo, coques e penteados presos.
As tranças sem nó danificam o cabelo?
Como qualquer estilo de trança protetora, se não forem instaladas e cuidadas adequadamente, há riscos de danos ao cabelo. No entanto, para as tranças sem nó, esses riscos são muito menores. Isso se deve à preparação da trança, que começa com seu próprio cabelo, em vez de cabelo adicionado. Ao utilizar kanekalon para estilos de trança tradicionais, a trança é frequentemente puxada com força para garantir que o cabelo natural e o cabelo sintético de trançar estejam devidamente presos juntos. Já viu alguém com tranças box, e você pode literalmente ver que está causando estragos no couro cabeludo? Puxando com muita força e, no final, destruindo as bordas? Bem, as chances são boas de que isso provavelmente não acontecerá com as tranças sem nó.
Mas isso não é tudo. Para quem já experimentou uma reação ao cabelo sintético de trançar, as tranças sem nó podem proporcionar um pouco de alívio. Como o kanekalon não tem contato direto com o couro cabeludo, há pouco ou nenhum risco de irritação, coceira ou vermelhidão frequentemente causados pelo contato próximo dos materiais com a raiz do cabelo.
Como fazer tranças sem nó
A boa notícia é que existem muitas opções quando se trata de tranças box sem nó. Existem tranças sem nó pequenas, médias e grandes. E o comprimento das tranças é totalmente sua escolha. Aqui está um rápido tutorial passo a passo sobre como fazer tranças box sem nó.
Passo 1: Limpe o cabelo
Antes de instalar qualquer estilo de trança, é importante começar com o cabelo limpo. Para se livrar do acúmulo de produtos, sujeira e detritos no cabelo sem retirar os óleos naturais, experimente um limpador sem sulfato como o shampoo Wash, da Abela.
Passo 2: Prepare o cabelo
Depois que o cabelo estiver devidamente limpo e condicionado, desembarace o cabelo para remover nós e emaranhados e deixe-o secar ao ar livre ou seque com secador até que esteja completamente seco. Secar o cabelo facilitará a instalação e evitará que o cabelo se embarace durante o processo de trançado.
Passo 3: Separe o cabelo
A chave para tranças sem nó perfeitas começa com a criação de divisões impecáveis. Para fazer isso, é melhor separar o cabelo em quatro ou seis seções. Neste ponto, você deve decidir qual tamanho de trança sem nó você estará criando. Certifique-se de manter as seções consistentes em todo o processo. É melhor usar um pente de cauda fina para todas as divisões. Com o pente de cauda fina, crie uma seção quadrada (tão pequena ou grande quanto desejar) e depois separe todo o resto do cabelo.
Passo 4: Alise as bordas
Para manter suas tranças mais arrumadas por mais tempo, você deve adicionar pomada ou gel nas raízes de cada seção dividida. Nossa escolha é o Gel. Ele mantém o cabelo liso e brilhante sem causar flocos ou ressecamento. Repita este passo para cada seção.
Passo 5: Crie as tranças
Depois que o produto for aplicado, é hora de começar a trançar. Comece uma trança de três fios, como você normalmente faria. Se você planeja criar tranças sem nó com seu cabelo natural, continue trançando até o final da mecha e prenda com um elástico transparente. Se você estiver adicionando cabelo, trance seu cabelo natural uma a três vezes na raiz e depois comece a alimentar o cabelo adicionado. É melhor alimentar o cabelo em pequenas seções para evitar protuberâncias ou nós ao longo da trança.
Passo 6: Aplique produto conforme necessário
Se você perceber que seu cabelo está seco e precisa de mais produto, continue adicionando o Anti-Encolhimento ao longo do processo. Você pode até adicionar uma pequena quantidade nas pontas de cada trança para manter o cabelo no lugar.
Quanto tempo duram as tranças sem nó?
As tranças sem nó no cabelo natural podem durar até três meses, mas quanto tempo suas tranças sem nó durarão depende de algumas coisas: a textura e a porosidade do seu cabelo, como você cuida delas e quão grandes são as tranças.
Para texturas mais grossas com cachos mais apertados, as tranças sem nó têm o potencial de durar mais tempo, permanecendo intactas por dois a três meses. Para texturas mais sedosas e finas com padrões de cachos mais soltos, no entanto, elas podem não durar tanto. Os riscos de o cabelo se separar do cabelo sintético de trançar são maiores e, em alguns casos, o visual pode durar apenas de quatro a seis semanas.
O tamanho também importa aqui. Tranças sem nó grandes inevitavelmente durarão menos tempo do que tranças sem nó pequenas. Quanto às tranças sem nó médias, a longevidade provavelmente se encontrará em algum lugar no meio. Então, se você está procurando algo que dure um tempo, quanto menor, melhor. Se você está procurando um visual para um evento especial ou uma aparência para as férias, busque inspiração em tranças maiores.
Como cuidar das tranças sem nó?
Enquanto os estilos protetores são feitos para facilitar sua vida no quesito cabelo, isso não significa que você pode negligenciar completamente os cuidados com o cabelo. Portanto, sim, a limpeza das tranças ainda é necessária.
O cuidado com o couro cabeludo é da maior importância. É por isso que, ao garantir que suas tranças permaneçam secas, você deve incorporar produtos clarificantes e hidratantes para manter suas raízes saudáveis. Um spray day-after é bom. No entanto, não exagere, pois você pode tanto secar ainda mais o couro cabeludo quanto aumentar o acúmulo na raiz. Sempre que você estiver sentindo coceira ou ressecamento, tratamentos capilares, como o shampoo Natural Blend, são perfeitos para aliviar a irritação.
Os estilos protetores não significam que você pode pular completamente o dia de lavagem. Você deve continuar lavando o cabelo pelo menos uma vez por semana para manter a saúde adequada do couro cabeludo e do cabelo. O shampoo Natural Blend é perfeito para limpar seu cabelo com tranças sem nó. Foque em fazer espuma no couro cabeludo e permita que a espuma restante cubra suavemente o comprimento do cabelo. Após enxaguar o shampoo, aplique um condicionador no meio do comprimento e nas pontas do cabelo para manter as pontas hidratadas.
Manter um cronograma de lavagem é importante, mas garantir que seu cabelo esteja completamente seco após lavar, enxaguar e repetir é igualmente importante. Quando usando estilos protetores, o cabelo úmido corre o risco de mofar — que nojo. Então, reserve um tempo para sentar sob um secador com capuz ou use um secador de cabelo para garantir que suas tranças estejam completamente secas. E já que estamos falando de tranças sem nó para cabelo cacheado, esteja preparado para um pouco de frizz. No entanto, não deve ser nada que um pouco de gel e controle de bordas não possam resolver rapidamente.
À noite, para manter suas tranças fora do rosto e suas bordas intactas, enrole um lenço ao redor da linha do cabelo e coloque o comprimento do cabelo em uma touca jumbo — ou experimente um coque solto para manter as tranças fora do caminho.
Então aí está. As tranças sem nó não só são uma versão mais moderna de um visual amado há muito tempo, como você também reduzirá drasticamente o risco de danos ao couro cabeludo e ao cabelo. Todas saem ganhando!