Ultimamente, não se pode passar pelas redes sociais sem ver uma postagem proclamando os benefícios de dar uma caminhada após o jantar. E não é notícia falsa; até mesmo uma rápida caminhada pós-refeição pode melhorar sua saúde. Continue lendo para descobrir como uma breve caminhada após comer pode melhorar desde a digestão até os relacionamentos e o humor. São tantos benefícios que você certamente será inspirado a pular o sofá, calçar um par de tênis e sair para um passeio noturno. Faça disso um novo hábito saudável, por que não?
Os benefícios de caminhar após o jantar
Auxilia na digestão
O jantar costuma ser a refeição mais difícil de digerir, precisamente porque geralmente é seguido por uma quase total ausência de movimento—especialmente porque muitos de nós acabam deitados no sofá depois para assistir nossos programas favoritos. Embora seja extremamente relaxante, isso não ajuda em absolutamente nada na digestão dos alimentos. Mas caminhar em um ritmo regular é uma forma de exercício cardiovascular de baixo impacto e, como tal, estimula a circulação sanguínea e promove o trânsito dos alimentos pelo sistema digestivo, estimulando o intestino, o que por sua vez previne problemas digestivos. Na verdade, praticar movimentos leves após comer demonstrou prevenir desde azia até síndrome do intestino irritável (SII), doença diverticular, constipação e até câncer colorretal. Também pode ajudar com o problema digestivo mais temido por todos: o inchaço.
Queima calorias
Todos sabemos que é provavelmente melhor optar por refeições leves à noite, mas vamos encarar a realidade—nem sempre isso é possível e nem sempre é divertido. Para a maioria de nós, o jantar costuma ser a refeição mais importante do dia e definitivamente aquela da qual obtemos a maior satisfação e prazer. Mas um delicioso jantar fora (que muitas vezes é acompanhado por um coquetel ou taça de vinho, sem julgamentos) também pode ser calórico. Uma caminhada à noite pode neutralizar o efeito. Embora caminhar não seja uma atividade intensa, ajuda a manter o metabolismo ativo e aumenta a aptidão física geral—e pode até neutralizar alguns dos efeitos negativos do tempo prolongado sentado.
Reduz o estresse
Caminhar após o jantar é uma panaceia não apenas para a saúde do corpo, mas também para a mente. Após os estresses diários do trabalho, da vida e sei lá mais o quê, caminhar oferece a oportunidade de reconectar-se consigo mesmo e com o mundo ao seu redor; encontrar equilíbrio e relaxar. Além disso, o exercício estimula o cérebro a produzir endorfinas, o que pode fazer maravilhas para melhorar o humor.
Aumenta a conexão
Falando em conexão, dar uma caminhada após o jantar não é apenas uma excelente oportunidade para estar sozinho, mas também pode trazer consideráveis benefícios relacionais quando feito com alguém. Oferece uma oportunidade para ter uma conversa tranquila com seu parceiro ou confidenciar com um amigo; é uma chance de discutir e compartilhar pensamentos que de outra forma poderiam ficar não ditos. Até mesmo foi demonstrado que fortalece os relacionamentos. Afinal, o que é mais romântico do que um passeio à luz da lua?
Melhora a qualidade do sono
A importância de uma boa noite de sono para a saúde física e mental não pode ser enfatizada o suficiente. O sono insuficiente ou de má qualidade não afeta apenas os níveis de energia durante as horas de vigília, mas, segundo especialistas, também pode levar a hábitos alimentares e de vida ruins, além de aumentar os níveis de estresse. A longo prazo, a falta crônica de sono está relacionada a problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, hipertensão, depressão e diabetes. Mas caminhar após o jantar pode ajudar a regular o ritmo circadiano e, por sua vez, preparar o corpo para um sono profundo, repousante e ininterrupto.
Apoia a saúde cardiovascular
A atividade física regular é uma das práticas mais importantes para a saúde do coração e do sistema circulatório. Nesse sentido, caminhar é um exercício cardiovascular de baixo impacto, mas ainda assim muito útil. Uma caminhada após o jantar, na verdade, promove a circulação sanguínea e reduz a pressão arterial e o risco de problemas cardíacos.
Regula os níveis de glicose no sangue
Se você está preocupado com seus níveis de açúcar no sangue (a glicose é a quantidade de glicose em seu sangue), adicionar uma caminhada à noite à sua rotina diária pode ser uma ótima estratégia para manter tudo equilibrado. Caminhar ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e melhora a sensibilidade à insulina, o hormônio que reduz o açúcar no sangue.
Quando caminhar e por quanto tempo
A glicose atinge o pico 72 minutos após a refeição, então é importante fazer uma caminhada à noite dentro de 60 minutos após o jantar. O comprimento da caminhada depende de você—mesmo caminhar por apenas dez minutos mostrou ter impacto na digestão. Mas se você quiser obter o máximo de benefícios, tente 30 minutos em um ritmo constante e rápido.
De qualquer forma, dar uma caminhada após o jantar realmente leva apenas alguns minutos extras—e a força de vontade para adiar a satisfação de relaxar no sofá imediatamente após o jantar. Os benefícios valem bem o sacrifício. Seu corpo e mente definitivamente vão agradecer.