Você está em transição de um relaxamento, dano térmico ou dano por coloração? Bem, se você está, então sabemos que a luta pode ser real!
Confira nossas cinco principais dicas para uma transição tranquila.
Dica 1 – Hidratação Profunda
A hidratação profunda é um pilar para qualquer rotina de lavagem, pois ajuda a repor a umidade perdida durante a lavagem. Você pode hidratar com ou sem calor (quanto mais tempo, melhor). O uso de calor indireto ajuda a abrir a cutícula do cabelo para permitir que o condicionador penetre no eixo do cabelo e dê aos seus fios um pouco de carinho, deixando seu cabelo mais brilhante, menos denso, mais forte e melhorando a saúde geral do seu cabelo.
Dica 2 – Estilo Protetor
O estilo protetor é um divisor de águas quando se trata de uma transição bem-sucedida. Ele permite que seu cabelo natural relaxe e cresça sem que você precise manipular seu cabelo de alguma forma. As tranças box sempre foram minha escolha de estilo protetor, mas existem tantos outros estilos para escolher. Tranças, coques, penteados com tranças e twist, trança francesa, perucas, tranças ganesas, para citar alguns. O estilo protetor é ótimo porque você consegue ver quanto crescimento e comprimento conseguiu reter. Qualquer que seja sua escolha de estilo, lembre-se de manter seu cabelo natural limpo e hidratado. Isso nos leva à dica número 3.
Dica 3 – Mantenha seu cabelo hidratado
A hidratação é fundamental em qualquer jornada capilar. Manter sua rotina regular de lavagem é importante para trazer a umidade de volta ao seu cabelo, já que a água é um hidratante número um. Manter nossos fios hidratados e selar a umidade é o passo perfeito para iniciar uma ótima rotina de hidratação, já que o cabelo natural tende a ser mais seco. Fazer massagens semanais no couro cabeludo irá condicionar seu couro cabeludo e ajudar a estimular os folículos capilares para o crescimento do cabelo.
Dica 4 – Apare regularmente as pontas
A questão fundamental é que, se você quer cabelos longos e saudáveis, então precisa aparar as pontas. Aparar regularmente é importante, não apenas para manter o comprimento, mas para a saúde geral do nosso cabelo. A cada 4 a 6 meses, dê a si mesma um pequeno corte para manter suas pontas com uma aparência mais cheia e garantir que você se livre daquelas pontas duplas. Eu sei que é difícil se livrar do comprimento que você alcançou, mas se não for aparado, o fio duplo vai subir pelo comprimento do seu cabelo e eventualmente atingir o novo crescimento saudável (e não queremos começar nossa nova jornada capilar com cabelo danificado, certo?).
Dica 5 – Limite a quantidade de calor que você usa
Eu sei que é difícil, mas tentar eliminar o calor direto é bom para uma transição saudável. Deixe seu cabelo respirar e crescer naturalmente para que você possa ver seu novo padrão de cachos surgir. Se você é alguém que sempre faz escova após cada lavagem, tente fazer a escova a cada dois dias de lavagem para começar e, gradualmente, reduza. Definitivamente, elimine o uso de quaisquer outras ferramentas de modelagem, como ferramentas de cachear e alisar. Com o tempo, você definitivamente começará a ver a diferença e seu cabelo agradecerá.
Você precisa de dicas ou conselhos extras sobre a transição para o cabelo natural? Deixe-nos seus comentários e podemos iniciar uma conversa. Essas dicas me ajudaram e espero que possam ajudá-la também.