O coletor menstrual é um dispositivo utilizado para coletar o fluxo menstrual. Ele é feito de silicone e consegue se adaptar ao corpo da mulher, eliminando a necessidade de absorventes convencionais.
Além de ser uma opção econômica, ele também é sustentável, uma vez que pode ser reutilizado, ao contrário dos absorventes descartáveis, que levam décadas para se decompor na natureza.
Todavia, ainda há muitas dúvidas sobre o coletor menstrual. Por isso, hoje vamos responder as mais comuns. Acompanhe abaixo!
O que é?
Um pequeno copo de silicone projetado para ser inserido internamente no canal vaginal, com a finalidade de coletar o fluxo menstrual.
Então, diferente dos absorventes tradicionais, o coletor oferece uma opção de uso mais sustentável e prática, permitindo que as mulheres tenham maior liberdade de movimento durante o período menstrual.
É fácil de usar?
A inserção e remoção do coletor são procedimentos simples. Devido à sua flexibilidade, basta dobrá-lo e inserir no canal vaginal, onde ele se abrirá e começará a coletar o fluxo menstrual.
Como escolher o tamanho do coletor menstrual?
Os coletores menstruais estão disponíveis em dois tamanhos: A e B. A escolha entre os tamanhos é fácil de entender e decidir, pois a diferença entre eles é de apenas 3mm.
Se você é mãe, independentemente da sua idade ou tipo de parto, o tamanho do coletor recomendado para você é o A. Se você tem mais de 30 anos, mesmo sem ter filhos, também é indicado o tamanho A.
Por outro lado, se você tem menos de 30 anos e não é mãe, o tamanho recomendado para você é o B. Essa diferenciação é válida apenas nesse caso específico.
Antes de adquirir o coletor, verifique na embalagem essa especificação para garantir que está escolhendo o tamanho correto.
Qualquer mulher pode usar coletor menstrual?
O coletor pode ser utilizado por todas as mulheres. No entanto, é importante mencionar que em mulheres que nunca tiveram relação sexual, há um risco de rompimento do hímen, uma vez que o coletor precisa ser inserido na vagina.
Além disso, algumas variações anatômicas, como septos vaginais ou alterações no colo do útero (como útero didelfo), podem causar desconforto ou dor ao colocar o coletor menstrual.
Pode causar problemas de saúde?
Ao contrário do que se possa pensar, o uso do coletor menstrual reduz significativamente as chances de infecção.
Isso porque, ele é feito de silicone, um material inerte, o que significa que não serve como meio de cultivo para bactérias, ao contrário dos absorventes internos.
Sem contar que também não causa irritação na pele, como os absorventes externos.
Portanto, é uma excelente opção para pessoas com alergia a absorventes.
Dói?
Então, o uso do coletor não está associado ao aumento das cólicas menstruais.
Sem contar que, quando inserido corretamente, você não deve sentir a presença do coletor dentro da vagina. Portanto, o coletor menstrual não dói!
Quando esvaziar?
O coletor menstrual pode ser utilizado por até 12 horas seguidas, mas é importante descobrir a frequência ideal de acordo com o seu fluxo menstrual.
Dependendo da intensidade do fluxo, pode ser necessário esvaziar o coletor em intervalos menores.
Portanto, no primeiro ciclo de uso você poderá ajustar o tempo de esvaziamento para encontrar o período mais adequado para a sua necessidade.
Como higienizar o coletor menstrual?
É recomendado lavar o coletor com água e sabão neutro durante os dias de menstruação, seguindo a frequência em que ele é esvaziado.
Além disso, após o término do período menstrual é indicado fervê-lo para uma higienização completa, preparando-o para o próximo ciclo.
A lavagem pode ser realizada na pia do banheiro com o auxílio de uma esponja ou durante o banho.
É importante garantir uma limpeza minuciosa para evitar a proliferação de bactérias no canal vaginal.
No mais, o coletor menstrual não desenvolve mau cheiro quando utilizado e higienizado adequadamente.
Então, tirou todas as suas dúvidas sobre o coletor menstrual? Vale muito a pena utilizá-lo, pois, além de sustentável, tem uma ótima durabilidade também.