A queda de cabelo masculina é um problema de saúde bem conhecido e temos um real entendimento do assunto. Mas e se você for mulher e seu cabelo começar a cair, os motivos nem sempre são claros…
O cabelo de uma mulher é tradicionalmente um sinal de saúde, vitalidade e bem-estar, e tem sido assim ao longo dos tempos. Os estilos e cortes têm evoluído cada vez mais com a modernidade, trazendo novidades a cada dia. Mas o fato é que, como mulheres, investimos muito na espessura, no brilho, na força dos nossos cabelos. Na verdade, em toda a sua saúde.
Existe um processo muito normal de perda e substituição de cabelo que ocorre ao longo de nossas vidas, à medida que nossos corpos eliminam as células velhas e mortas, abrindo caminho para células novas e saudáveis, assim como acontece com a nossa pele.
O famoso estrogênio
Além disso, somos geneticamente predispostas a certas espessuras, densidades e formas de cabelo, com as quais nascemos e só somos capazes de manipular até certo ponto.
A questão da queda de cabelo acelerada, no entanto, é uma história diferente que pode ser atribuída a uma série de fatores que são potencialmente reversíveis e tratáveis.
A idade é um fator importante, pois nossos níveis de estrogênio ajudam a manter a renovação e o crescimento de novos cabelos. Com a idade, especialmente quando ocorre a menopausa, a taxa de renovação celular diminui, o que significa menos novos cabelos saudáveis e aumento da queda de cabelo. Como resultado, um fator-chave para verificar a perda de cabelo de início recente na faixa dos 40 anos é o status hormonal.
Outras condições hormonais, incluindo hipotireoidismo, testosterona elevada e outros problemas hormonais mais raros, podem levar ao afinamento do cabelo devido à perda acelerada e devem ser incluídos na triagem para definir a causa da perda de cabelo quando você visitar seu médico.
Vitaminas e minerais
Deficiências em certas vitaminas e minerais também podem estar em jogo. Estes incluem mais comumente deficiência de ferro, B12 e ácido fólico – mais frequentemente observada em vegetarianos, celíacos, mulheres menstruadas e em fase de crescimento rápido.
Verificar se há essas deficiências no sangue e corrigi-las por meio de suplementos, por exemplo, pode ser muito útil para aumentar a força e a taxa de crescimento de novos cabelos.
Algumas situações mais atuais também afetaram muitas mulheres nos últimos anos. O nível de estresse da mulher aumentou drasticamente, o que influencia na saúde em geral. E nossos cabelos podem ser os primeiros a sofrerem com isso. Outro fator importante foi o COVID-19. Muitas mulheres, mesmo assintomáticas, perderam cabelo devido à infecção. Além disso, o estresse em torno do COVID, bloqueios, problemas financeiros etc. Estes são amplamente reversíveis ao longo do tempo, mas muitas vezes podem apresentar queda capilar até 6 meses após o evento estressante.
Procure um médico
Finalmente, existem causas raras de queda de cabelo, incluindo doenças autoimunes, alopecia e certas condições de pele que podem ser descartadas pelo seu médico de família ou dermatologista. Falamos mais sobre essas condições nesse artigo.
Em resumo, se você é uma mulher, principalmente com mais de 40 anos e percebe queda rápida de cabelo ou afinamento, consulte seu médico e faça alguns exames de sangue para investigar, pois muitos casos são tratáveis e reversíveis. Temos muitas opções de tratamento oral e tópico prescritos que foram desenvolvidas ao longo do tempo, no entanto, o gerenciamento da perda de cabelo em mulheres na idade da menopausa deve ser individualizado e realizado apenas quando as causas reversíveis puderem ser excluídas.
Cuide-se. Abela Cosmetics